“Mal com o mundo” é o novo single a compor o projeto Em Construção, de Rashid. Este trabalho marca os 10 anos da carreira do MC e é um lançamento serial em que o artista libera um single/clipe a cada mês; Em Construção soma agora sete faixas e o material inédito reúne trechos da história de Rashid contada e cantada através das estrofes. Essas composições são atuais e estão sendo escritas entre um single e outro, retratando as vivências de hoje com uma visão de quem relembra sua trajetória não apenas pelas barreiras mas principalmente pela superação.

Nascido na Zona Norte de São Paulo e criado na pequena Ijaci (MG) numa família humilde, Rashid poderia ser só mais um nas estatísticas, vivendo a realidade do cenário de “Estereótipo”, terceiro single da série. No entanto, a persistência em mudar o próprio destino sempre foi maior, prova disso é sua carreira consolidada e o forte relacionamento que tem com público e mídia. Neste trabalho atual, Em Construção, os temas mostram que mesmo sendo parte da classe artística, Rashid ainda se depara com racismo e preconceitos diários e se vê com o dever de desacorrentar a escravidão de 400 anos que ainda ressoa hoje.

Rashid – Mal com o mundo capa (Foto – Evandro Macedo e Arte – Felipe Barros)

O rap lírico (já uma marca de seu estilo) conduz de maneira muito singular episódios do cotidiano, narrativas protagonizadas por ele mesmo ou relatos de personagens que a história tentou enterrar, como Rafael Braga. Com este mote, o novo single, “Mal com o mundo”, reflete sobre a infinidade de desigualdades e notícias ruins que nos rodeiam o tempo todo, “é um reflexo cru de boa parte dos dias de hoje, sem maquiagem”, conta ele. “É o grito de quem não gosta de reclamar, mas tem dia que é assim: parece que o mundo está de mal de você”, acrescenta sobre estarmos indefesos do mundo lá fora.

Rashid se estende por quase cinco minutos versando sob base minimalista e bem climática, o tom certo para dar ainda mais relevância ao aforismo da letra. O clipe, uma co-produção da Foco na Missão e NTPFilmes, teve cenas gravadas no Jardim Nakamura, zona sul de São Paulo, captação com drone e mantém a sequência de vídeos estilosos do projeto Em Construção.

[youtube]