#PoucasPalavras é o nome do primeiro livro do MC, compositor, poeta e geógrafo Renan Inquérito

Se a história é nossa, deixa que ‘nóis’ escreve (…). Poucas Palavras é mais um capítulo na história do hip-hop brasileiro. Retalhos de uma cultura efervescente, é mais uma obra da literatura considerada divergente, periférica, marginal. Curto, disparado e com efeito, passeia por trechos de músicas, pequenas frases, poesias concretas e poemas inéditos do MC, compositor, poeta e geógrafo Renan Inquérito.

A obra com 156 páginas é o resumo de uma carreira musical de mais de 10 anos e de uma vida inteira como poeta. Assim, em #PoucasPalavras. A hashtag em alusão ao twitter remete o leitor a estes ‘tempos modernos’, de nanotecnologia e como diz o autor: “onde tudo é diminuído, compactado. Das músicas, ao orgulho”.

As fotografias de Márcio Salata completam o livro, que monocromático, deixa a impressão das cores por parte de quem resolve adentrar no universo de mudança que a obra propõe.  De pequeno o livro traz apenas o formato de bolso. Grande nas ideias, chega ainda com ilustrações do graffiteiro Mundano.

O livro traz também prefácio do poeta e fundador da Cooperifa, Sérgio Vaz e comentário na orelha feito por Alessandro Buzo, além de apresentação do escritor, Toni C..

Vale lembrar que o livro #PoucasPalavras é parte de um projeto de mesmo nome, que inclui um videoclipe sobre o universo da literatura e da comunicação dentro da cultura hip-hop.

O primeiro lançamento aconteceu, numa ação inédita, virtualmente, por uma twitcam realizada pelo autor, Renan Inquérito e pelo fotógrafo, Márcio Salata. Gente de vários estados brasileiros se conectaram e alguns exemplares foram sorteados.

Lançamentos  agendados:

Sábado 03/12/2011        16h        Hip Hop e Saúde              Guaratinguetá-SP

Sábado 03/12/2011                        Troféu Orpas     FGV      São Paulo – SP

Sábado 10/12/2011                  1ª Mostra Literatura da Periferia             Praia Grande    – SP

Terça 13/12/2011            19h                Sarau Suburbano Convicto        Bixiga – SP

Quarta 14/12/2011         21 hs     Sarau da Cooperifa            Chácara Santana – Zona Sul – SP

Quinta 15/12/2011          20 hs     Sarau do Forum em SBC                                   

 Sobre o autor

@RENAN_INQUERITO, 27 anos, já foi sorveteiro, empacotador e mecânico. Hoje é poeta, MC, compositor e geógrafo. Desde 1997 na cultura hip-hop, iniciou o percurso como locutor em rádios comunitárias. Em 1999, criou o grupo INQUÉRITO e desde então sua história une-se com a do grupo que hoje tem três discos Mais loco que u barato (2005)Um Segundo é Pouco (2008) e Mudança (2010), álbuns que renderam prêmios como, Hutúz, Hip-Hop TOP e Cooperifa.

A atividade musical sempre veio acompanhada da literária, quando poesias tornaram-se letras de música e letras de música passaram a ser poesias.

Renan foi criador do jornal Idéia Quente (2001 – 2003) voltado ao hip-hop e a literatura marginal. Participou da obra Suburbano Convicto – Pelas periferias do Brasil Vol. I (2007).

Realiza oficinas de literatura, em escolas, presídios e unidades das Fundações CASA no interior de São Paulo. Lança agora, em 2011, o primeiro livro de poesias #PoucasPalavras

Em dezembro, sai como autor na coletânea do Sarau Suburbano, também organizada por Alessandro Buzo.

Ficha técnica do livro:

Editor | Toni C.

Fotografia | Márcio Salata

Capa | Nen Nunes

Ilustrador |

Organizador | Narubia Gonçalves

Revisor | Delma Maiochi

Serviço – Mais informações podem ser acessadas no site www.grupoinquerito.com.br

Assista o videoclipe que faz parte do mesmo projeto: http://youtu.be/m7jjltFXAaI?hd=1

Vendas: assessoriahiphop@hotmail.com